Aplicamos sobretudo abordagens computacionais, particularmente as que envolvem a análise de dados genómicos e transcriptómicos de elevado rendimento, a questões fundamentais da investigação biomédica.
Temos um interesse a longo prazo na regulação transcricional a nível de sistemas subjacente à especificação de células de mamíferos, frequentemente perturbada em doenças. O nosso objetivo é compreender como as alterações ao nível do RNA (iniciação da transcrição, splicing, etc.) em tecidos (principalmente) humanos aumentam a propensão para doenças, nomeadamente cancro, doenças neurodegenerativas e outras patologias relacionadas com o envelhecimento. Pretendemos assim identificar alvos moleculares para exploração funcional in vitro e in vivo. Também combinamos informações moleculares e clínicas para revelar novos factores de prognóstico e alvos terapêuticos candidatos.
Ao longo do caminho, desenvolvemos algumas ferramentas para ajudar os cientistas não computacionais nas suas análises de dados transcriptómicos.