Sobre o GIMM – GIMM Sobre o GIMM – GIMM

Sobre o GIMM

Sobre nós

Fundado em 2023, o Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular (GIMM) é uma fundação privada de investigação portuguesa pioneira, com uma visão ambiciosa da exploração científica fundamental e do seu profundo impacto na saúde e bem-estar globais.

A Fundação GIMM dedica-se a desvendar os mistérios fundamentais da vida e tem como objetivo estar na vanguarda da investigação transdisciplinar. Desde o início, a Fundação GIMM tem-se esforçado por alcançar a excelência científica e o impacto social, impulsionando o futuro da medicina molecular para um mundo mais saudável.

A Fundação GIMM nasceu da fusão de dois institutos de investigação de referência: Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) e Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC). Esta união estratégica combina os pontos fortes, as competências e os recursos de ambos os institutos, reforçando as suas capacidades de investigação e promovendo sinergias para enfrentar desafios científicos complexos.

A nossa visão

Criar um instituto de investigação científica líder a nível mundial que irá gerar conhecimentos multi e interdisciplinares para responder a questões fundamentais da biologia e da saúde humana num ambiente em rápida evolução. Tudo isto ao mesmo tempo que se desenvolvem soluções para melhorar os resultados no domínio da saúde e promover a equidade na saúde a nível local e mundial.

Uma parte integrante desta missão é o compromisso duradouro com a Diversidade, Equidade e Inclusão, refletido tanto no trabalho que realizamos quanto na nossa própria comunidade. Leia o nosso Plano de Igualdade de Género e Inclusão aqui.

A nossa missão

Na Fundação GIMM, a nossa missão está ancorada na excelência científica e no impacto social, estruturada em cinco pilares fundamentais:

Desafiar a ciência de fronteira

Promoveremos a investigação orientada para a curiosidade e a colaboração interdisciplinar, tirando partido das tecnologias de ponta. Ao recrutar os melhores talentos através de convites internacionais e ao acolher programas de renome, aumentaremos a visibilidade global da Fundação GIMM e atrairemos as mentes mais brilhantes.

Impulsionar os resultados de saúde

Fazemos a ponte entre a descoberta e a aplicação através de estudos translacionais e clínicos. Envolvendo diversas partes interessadas, seremos pioneiros em soluções inovadoras e baseadas em dados para melhorar os resultados da saúde global e promover a equidade.

Fomentar a inovação e a tradução

Daremos prioridade à tradução dos avanços científicos em aplicações práticas para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, impulsionando a inovação nos cuidados de saúde.

Estimular a próxima geração

Iremos alimentar a próxima geração de cientistas através de programas de formação inovadores e de apoio ao desenvolvimento de carreiras, capacitando indivíduos de diversas origens para se destacarem na investigação transdisciplinar.

Para além das paredes do GIMM

Moldaremos o panorama nacional e europeu da I&D através da colaboração, promoveremos a excelência na investigação e na formação e envolveremos a sociedade no desenvolvimento científico e cultural.

A Fundação GIMM está empenhada em alargar os limites do conhecimento científico e em melhorar a saúde e o bem-estar globais.

>

investigadores

grupos de investigação

spin-offs

Infraestruturas de suporte

A nossa história

A Fundação GIMM tem por base a longa história de investigação do Instituto Gulbenkian de Ciência e do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes.

Durante muitos anos, a paisagem científica em Portugal assemelhava-se a um deserto. Foi apenas em 1961, com a criação do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) pela Fundação Calouste Gulbenkian, que se enraizou a primeira semente de uma floresta que um dia se tornaria grande e colorida. Ao formar os líderes do futuro, o IGC desempenhou um papel determinante para a ciência em Portugal. Depois do IGC, seguiram-se outros institutos.
Foi neste ecossistema em crescimento que foi criado, em 2002, o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), alimentado por uma estreita relação com o maior hospital universitário de Portugal e com a Faculdade de Medicina. O iMM tornou-se rapidamente num instituto de investigação líder em ciências biomédicas em Portugal.
Atualmente, estas duas instituições de investigação de excelência fundiram-se para criar uma fundação única dedicada à investigação, onde coexistem a ciência fundamental e a ciência aplicada – o Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular (GIMM). A Fundação GIMM pretende tornar-se um instituto de investigação internacional, líder mundial, multi e transdisciplinar, e está preparado para encorajar ativamente os indivíduos na busca de ideias disruptivas para fazer avançar a nossa compreensão fundamental da vida, e para responder aos desafios actuais e futuros da saúde e bem-estar globais. Nos próximos anos, a Fundação GIMM contribuirá para tornar exuberante a floresta científica em Portugal.

Os nossos institutos fundadores

iMM

Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes

Fundado em 2002, o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) rapidamente se estabeleceu como uma força dinâmica na investigação biomédica, acolhendo cerca de 485 investigadores de 25 nacionalidades em 30 grupos de investigação. Estrategicamente posicionado ao lado da maior faculdade de medicina de Portugal (FMUL) e do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN), o iMM promoveu fortes ligações às ciências clínicas. Para além dos seus esforços de investigação, o iMM desempenhou um papel fundamental na definição das políticas científicas nacionais e na resposta aos desafios globais, exemplificado pela sua liderança durante a pandemia de COVID-19.

Ver site ⇾

IGC

Instituto Gulbenkian de Ciência

Criado em 1961, o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) tornou-se um centro europeu de renome para a colaboração internacional e a excelência científica em Portugal. Com cerca de 300 investigadores de 45 nacionalidades, distribuídos por 27 grupos de investigação, o IGC atraiu para Portugal talentos globais. Os programas de doutoramento pioneiros do instituto estimularam o pensamento crítico e promoveram o talento, inspirando a próxima geração de líderes científicos. Os diplomados do IGC contribuem agora para vários sectores em todo o mundo, demonstrando a eficácia do instituto na formação de talentos versáteis com um alcance global.

GIMM logo À procura de um futuro melhor

Doar