Os telómeros são estruturas nucleoproteicas heterocromáticas que “tapam” a extremidade dos cromossomas eucarióticos lineares. Os telómeros são essenciais para proteger as extremidades dos cromossomas e para impor um tempo de vida finito às células e aos tecidos. Os telómeros disfuncionais causam uma instabilidade cromossómica grave, desencadeando assim cascatas de reacções celulares que são características comuns de doenças humanas como o cancro e o envelhecimento prematuro.
Utilizamos a biologia molecular, a biologia celular e a bioquímica para compreender como os telómeros executam as suas funções protectoras e como as disfunções teloméricas estão mecanicamente ligadas a condições patológicas. Em particular, estudamos a forma como o RNA longo não-codificante telomérico TERRA participa na manutenção da estrutura e funções adequadas dos telómeros, tanto em células humanas normais como doentes.
Atualmente, estamos a explorar a forma como o TERRA apoia o alongamento dos telómeros nas células cancerígenas, quer promovendo a atividade da transcriptase reversa especializada telomerase, quer desencadeando a síntese de ADN telomérico mediada por recombinação homóloga. Estamos também a investigar as consequências da perturbação da transcrição e localização do TERRA na integridade dos telómeros e na fisiologia celular.
Segue-nos no X/Twitter @CMAzzalinLab e no Instagram @azzalin_lab.