Laboratório Karina Xavier – GIMM Laboratório Karina Xavier – GIMM

Laboratório Karina Xavier

Sinalização bacteriana

Sinalização bacteriana

As bactérias utilizam pequenas moléculas químicas chamadas auto-indutores para comunicar umas com as outras através de um processo chamado quorum sensing. Este processo permite que uma população de bactérias regule os comportamentos, que só são produtivos quando muitas bactérias actuam em conjunto como um grupo, à semelhança do que acontece com os organismos multicelulares.

Os comportamentos regulados pela deteção de quorum são frequentemente cruciais para o sucesso das relações bactéria-hospedeiro, quer sejam simbióticas ou patogénicas.

No laboratório de sinalização bacteriana são utilizadas abordagens bioquímicas e genéticas para estudar os mecanismos moleculares subjacentes ao quorum sensing, com ênfase nos sistemas que promovem a comunicação bacteriana entre espécies.

Esta investigação inclui um estudo integrado que envolve a elucidação das moléculas químicas que são utilizadas como sinais, os componentes da rede envolvidos na deteção dos sinais e no processamento da informação no interior das células individuais e, finalmente, a caraterização do comportamento da comunidade bacteriana em consórcios bacterianos multiespécies.

O objetivo final da investigação é compreender de que forma a sinalização bacteriana molda as comunidades de microbiota bacteriana multi-espécies que podem ser encontradas em animais e plantas e de que forma estas comunidades afectam a fisiologia do hospedeiro. Em particular, os investigadores estão interessados em compreender de que forma a sinalização bacteriana desempenha um papel na constituição, manutenção e resiliência das comunidades de microbiota.

Group leader

GIMM People

Karina Xavier

GIMM logo Na vertigem da descoberta