O laboratório de regulação do ciclo celular está interessado nos princípios gerais da biologia relativos à montagem e manutenção de estruturas subcelulares complexas, bem como nas suas variações, que podem ocorrer durante o desenvolvimento, a doença e a evolução.
Os centríolos são cilindros baseados em microtúbulos que formam os centrossomas e os cílios, estruturas envolvidas em muitas funções, desde a divisão celular até à motilidade. Os defeitos dos centrossomas são observados em muitos cancros, enquanto as anomalias nos cílios conduzem a muitas doenças, incluindo rins policísticos e infertilidade.
Finalmente, os centríolos e os cílios são altamente conservados ao longo da árvore eucariótica da vida, mas perderam-se numa variedade de espécies, sendo um excelente caso de estudo para investigar a evolução das estruturas celulares eucarióticas.
Utilizando abordagens multidisciplinares, o laboratório identificou mecanismos críticos que regulam a montagem, manutenção e função do centríolo e dos cílios. Também caracterizaram os mecanismos envolvidos na variação dessas estruturas durante o desenvolvimento e a evolução, e na doença humana.