A GenoMed – Diagnósticos de Medicina Molecular, S.A. foi fundada em 2004 como uma empresa spin-off do iMM. A missão da GenoMed é criar valor através do aproveitamento do conhecimento científico e tecnológico em biologia molecular e genética, e fornecer soluções de ponta para o diagnóstico molecular em medicina humana. Atualmente, a GenoMed oferece mais de 480 testes diferentes que são utilizados no diagnóstico, prognóstico e acompanhamento terapêutico. A GenoMed trabalha em duas áreas principais da medicina e numa área não clínica:
Oncologia: testes para tumores sólidos como o Cancro do Pulmão (incluindo biópsia líquida para a mutação T790M e painéis NGS), Cancro Colorrectal (incluindo biópsia líquida), Tumores do Sistema Nervoso Central, Melanoma, Cancro da Mama, entre outros. Também estão disponíveis testes citogenéticos para o cancro do pulmão e para os tumores do sistema nervoso central. Além disso, a GenoMed fornece testes moleculares (incluindo painéis NGS) e citogenéticos para doenças hemato-oncológicas.
Doenças genéticas e farmacogenética: A GenoMed fornece mais de 100 painéis NGS em quase todas as especialidades médicas, como Cardiologia (por exemplo, cardiomiopatias, síndrome do QT longo, síndrome de Brugada, hipercolesterolemia familiar, etc.), Neurologia (por exemplo, doença de Alzheimer e demência frontotemporal, doença de Parkinson, entre outras), cancros hereditários (mama, pâncreas, cólon, por exemplo), doenças genéticas e farmacogenética. Doença de Alzheimer e Demência Frontotemporal, Doença de Parkinson, entre outras), Cancros Hereditários (Mama, Pâncreas, Cólon, por exemplo), Doenças Metabólicas (por exemplo, Porfírias Hereditárias ou Diabetes de início na maturidade em jovens – MODY). A sequenciação de Sanger também está disponível para o diagnóstico de doenças como a doença de Wilson, a trombofilia ou a hemocromatose hereditária.
Testes de paternidade e genealogias: são fornecidos testes de paternidade com validade legal. Também estão disponíveis testes de ascendência genética (materna e paterna).
Presidente do Conselho Científico: Maria Carmo-Fonseca