A Unidade Metabolómica utilizará uma gama de tecnologias de espetrometria de massa para apoiar a investigação sobre o metabolismo e a análise de biomarcadores. Utilizaremos abordagens de espetrometria de massa por cromatografia gasosa e líquida para efetuar análises metabolómicas orientadas para a descoberta e para a hipótese. Pretendemos também apoiar estudos de rastreio de isótopos estáveis e desenvolver uma plataforma lipidómica para fornecer informações sobre o metabolismo lipídico.
Para além de fornecermos múltiplos serviços para a medição de metabolitos utilizando as mais recentes tecnologias e metodologias, ajudaremos os utilizadores em cada etapa do processo – desde a conceção experimental para metabolómica, à preparação de amostras, análise de dados e interpretação dos resultados. O nosso objetivo é ajudar os investigadores a responder às suas perguntas sobre o metabolismo e poder dar contributos científicos significativos.
A Unidade de Metabolómica ficará localizada em Oeiras e esperamos tê-la a funcionar no final do quarto trimestre de 2024.
Com o tempo, o nosso objetivo é fornecer uma variedade de serviços, incluindo: