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Tecnologias digitais

A Unidade de Tecnologias Digitais é responsável por gerir todos os tópicos de Tecnologias de Informação no GIMM. O nosso objetivo é alavancar a tecnologia para impulsionar a inovação e a eficiência no instituto. Isto permite-nos trabalhar e apoiar Ciência de Dados, Bioinformática utilizando IA e Blockchain, para além dos serviços e suporte de TI gerais.

Serviços providenciados:

  • Análise Avançada de Dados
    A unidade desenvolve ferramentas personalizadas de inferência estatística, modelos mecânicos e soluções de Machine Learning para análise de dados. Abrangemos uma ampla gama de tópicos bioinformáticos, desde a genómica e transcriptómica até à metagenómica e análise bioinformática personalizada. Apoiamos as várias etapas da análise, desde o desenho experimental até à produção de gráficos para publicações.
    • Desenho Experimental e Análise de Dados
    • Modelos Matemáticos e Computacionais
    • Machine Learning
    • Análise Bioinformática (Transcriptómica, Metagenómica, Sequenciação de ADN)
    • Outros Serviços Bioinformáticos (Avaliação da qualidade de leituras de sequenciação e/ou alinhamentos, Montagem Denovo de pequenos genomas)
  • Gestão de Dados de Investigação
    Oferecemos serviços que cobrem todo o ciclo de vida dos dados, apoiando a gestão de dados e a adesão aos princípios de Open and FAIR data.
    • Consultoria em Gestão de Dados de Investigação
    • Formação eLab
  • Formação de Computação de Investigação / HPC
    O GIMM beneficia de dois clusters HPC para benefício da nossa comunidade.

Tecnologias Digitais é responsável por:

  1. Gerir a infraestrutura de TI e cibersegurança do GIMM.
  2. Administrar os privilégios de utilizador e configuração de software.
  3. Manter os Clusters de Alto Desempenho do GIMM (LOBO/Slurm).
  4. Fornecer conhecimentos especializados em análise de dados, bioinformática, modelação matemática e consultoria estatística.
  5. Apoiar o ciclo de vida dos dados, desde a gestão até à análise reproduzível, incluindo os princípios FAIR.
  6. Gerir projetos de TI e implementação de sistemas.
  7. Apoiar e gerir aquisições de equipamento informático e software para todo o instituto.
  8. Fornecer suporte de helpdesk para todos os utilizadores.