Laboratório João Barata – Gimm Laboratório João Barata – Gimm

Laboratório João Barata

Sinalização no cancro

Sinalização no cancro

O nosso objetivo é estabelecer um vetor de investigação dinâmico sobre diferentes facetas da biologia do cancro. A nossa ênfase principal tem sido nas doenças malignas hematológicas e, especialmente, na leucemia linfoblástica aguda de células T (T-ALL). Uma vez que queremos compreender os mecanismos através dos quais as células T malignas adquirem uma vantagem selectiva sobre as suas congéneres saudáveis, estamos também interessados em estudar características específicas da biologia das células T normais (por exemplo, a forma como os timócitos em desenvolvimento respondem a determinadas pistas extracelulares, nomeadamente a interleucina 7).

A fim de compreender se os mecanismos oncogénicos que identificamos na LLA-T se estendem a outros cancros, estudamos outras leucemias, especialmente a LLA de células B. Por último, iniciámos recentemente novas vias de investigação sobre os tumores cerebrais e o cancro do pulmão.

De um modo geral, a nossa investigação visa esclarecer o papel que as aberrações intrínsecas às células e os factores microambientais podem desempenhar durante o início e a progressão do tumor, a metastização e a resposta ao tratamento. O nosso objetivo é caraterizar os mecanismos celulares e moleculares subjacentes a estes processos, identificando genes e vias de sinalização que estão implicados na manutenção e expansão do cancro em diferentes fases.

Para tal, utilizamos material de pacientes, como fonte fundamental de conhecimentos sobre a doença, e integramos diferentes técnicas bioquímicas, celulares e de biologia molecular com modelos in vitro e in vivo adequados – permitindo uma apreciação global das nuances moleculares, celulares e sistémicas associadas ao cancro. Em última análise, a nossa investigação procura identificar e caraterizar biomarcadores e alvos moleculares cruciais para o desenvolvimento de terapias novas e mais selectivas contra o cancro. O nosso objetivo final é ir desde as descobertas fundamentais até ao desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas.

Algumas das nossas actuais linhas de investigação e esforços de transferência de tecnologia incluem:

  1. A caraterização aprofundada da sinalização IL-7/IL-7R e a forma como contribui para o desenvolvimento da leucemia e de outros cancros.
  2. A análise dos mecanismos pelos quais a interação entre a CK2 e a PTEN/PI3K modula a LLA-T.
  3. O desenvolvimento aplicado e a exploração de novas terapias contra T-ALL (responsável: Rita Fragoso).
  4. Identificação dos principais determinantes moleculares das metástases cerebrais (responsável: Cláudia Faria).

Group leader

GIMM People

João Barata

GIMM logo Na vertigem da descoberta