Bolseiro(a) de investigação – Gimm Bolseiro(a) de investigação – Gimm

Job Opportunity - Bolseiro(a) de investigação

Oportunidade de emprego

Oportunidade fecha a

22/08/2024

ANÚNCIO PARA ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BII)

Referência da Bolsa IMM/BII/26-2024


O Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) abre concurso para atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto “Bottom-up reconstruction of a Synthetic Erythrocyte (SynEry – HORIZON-EIC-2021-PATHFINDEROPEN-01, 101046894)”, com o apoio financeiro da Comissão Europeia.


Área Científica: Biofísica

Destinatários(as) da Bolsa / Requisitos de admissão: podem candidatar-se ao presente concurso cidadãos(ãs) nacionais, cidadãos(ãs) de outros Estados membros da União Europeia, Cidadãos(ãs)de Estados Terceiros, Apátridas e cidadãos(ãs) beneficiários do estatuto de refugiado político que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem em mestrado em área(s) relacionada(s)com o plano de trabalhos da bolsa.

Os(as) candidatos(as) devem possuir os seguintes requisitos:

– Titular do grau de Licenciatura em Bioquímica, Biologia, biofísica ou áreas relacionadas;

– Experiência de pelo menos um ano, em horário completo (full-time), em contexto laboratorial;

– Experiência em técnicas biofísicas, incluindo medidas de potencial zeta e microscopia de fluorescência;

– Experiência em preparação de sistemas modelo de membranas, incluindo vesículas unilamelaresgrandes e gigantes (LUVs e GUVs);

– Experiência em análises de hemorreologia e testes de hemocompatibilidade. 

A experiência internacional dos/as candidatos/as, não constituindo critério determinante para a seleção, será valorizada.


Plano de Trabalhos e Objetivos a atingir:

– Caracterizar por técnicas biofísicas os eritrócitos sintéticos e GUVs, avaliando as propriedades biofísicas da membrana dos GUVs bicôncavos e as propriedades biomecânicas dos eritrócitos sintéticos;

– Estudar o comportamento dos eritrócitos sintéticos sob condições de fluxo;

– Investigar as interações eritrócito sintético-eritrócito (natural).


Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, republicada em anexo ao Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, 28 de agosto), e Regulamentos de Bolsas, Carreiras e de Avaliação de Desempenho do iMM em vigor.

Data prevista de início, duração e condições de renovação: O contrato de bolsa está previsto iniciar em setembro de 2024, com duração de 6 meses em regime de exclusividade, eventualmente renovável até ao máximo previsto nos regulamentos aplicáveis, não excedendo o período de elegibilidade do projeto (previsto terminar em 30 de março de 2026).


Local de Trabalho e Orientação Científica: O trabalho será desenvolvido no LaboratórioBiomembranas e Nanomedicina do iMM, sob a orientação de Nuno Santos.

Política de não discriminação e de igualdade de acesso: O iMM promove ativamente uma políticade não discriminação e de igualdade  de acesso e compromete-se a assegurar o cumprimento dos princípios de não discriminação e igualdade pelo que, nessa medida, enuncia que nenhum candidato/a pode ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a ou privado/a de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.


Ambiente e experiência internacional: A diversidade é um aspeto fundamental da essência do iMM, onde trabalham investigadores e pessoal não investigador, de diferentes nacionalidades, backgrounds e áreas de estudo, que promovem a troca de experiências e interações, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada pessoa e para a existência de um ambiente internacional, inclusivo e estimulante.

Núcleo do Bolseiro: O núcleo de acompanhamento a bolseiros funciona às Terças e Quintas Feiras, entre as 9h00 e as 18h00, no Departamento de Recursos Humanos do iMM.


Componentes da Bolsa: ao(à) bolseiro(a) será atribuído um subsídio de manutenção mensal no valor de € 1064 de acordo com a regulamentação aplicável. Este valor será pago por transferência bancária, no final de cada mês. O(A) bolseiro(a) beneficiará de um seguro de acidentes pessoais para execução das atividades de investigação propostas, bem como o direito à segurança social mediante adesão ao primeiro escalão do regime do seguro social voluntário, se o entender, nos termos do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social, cujos encargos resultantes das contribuições serão suportados pelo projeto de investigação.

Documentos necessários à candidatura: – Carta de Motivação; – CV pormenorizado; – Certificado de Licenciatura. A falta de envio dos documentos e/ou informação determina a rejeição liminarda candidatura. Caso ainda não disponham da certidão de conclusão do grau requerido, será aceite declaração sob compromisso de honra dos candidatos em como concluíram as habilitações necessárias para efeitos do concurso, até ao final do prazo de candidatura.


Júri de Avaliação e Seleção: as candidaturas serão apreciadas por um júri constituído pelo Prof. Doutor Nuno Correia Santos (FMUL/iMM), Prof.ª Doutora Filomena Carvalho (FMUL/iMM), e DoutoraJoana Ricardo (iMM).

Método de Seleção: Avaliação Curricular (80%) e Carta de Motivação (20%). Com base nocurrículo, cada candidato(a) será avaliado(a) no que concerne ao conteúdo e relevância para as tarefas a serem executadas, nomeadamente: experiência em investigação e conhecimentos na área do trabalho proposto (80%). Com base na carta de motivação será avaliada a motivação e interesse nas atividades a serem desenvolvidas (15%) e a comunicação escrita em língua inglesa (5%). Na eventualidade de empate, a decisão caberá ao Presidente do Júri. 


Prazos e apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto por um período mínimo obrigatório de 10 dias úteis, com início a 8 de agosto de 2024 e término em 22 de agosto de 2024.As candidaturas deverão ser submetidas para os Recursos Humanos do iMM através do email imm-hr@medicina.ulisboa.ptO não cumprimento destes requisitos determina a rejeição liminar da candidatura.

Notificação dos ResultadosA lista de candidatos admitidos e excluídos bem como a lista de classificação final serão comunicadas num prazo de 90 dias após término do período de submissão das candidaturas, via email a todos os candidatos admitidos.


Prazos e procedimentos de audiência prévia e decisão final: após notificação dos resultados da avaliação, os candidatos dispõem de um período de 10 dias úteis para, querendo, se pronunciarem em sede de audiência prévia de interessados. A decisão final será proferida após a análise das pronúncias apresentadas em sede de audiência prévia de interessados.

Contratualização da bolsa: A concessão da bolsa concretiza-se mediante assinatura de umcontrato entre o iMM e o(a) bolseiro(a) selecionado(a), e após envio obrigatório dos seguintes documentos: cópia do documento de identificação válido (no caso de cidadãos não europeus é obrigatório envio de cópia do visto de trabalho ou título de residência válido), documento comprovativo da titularidade do grau académico e documento comprovativo de matricula e inscrição em Mestrado. Para cada período de bolsa, deverá ser elaborado pelo(a) bolseiro(a) um relatório de atividades, e pelo(a) orientador(a) o respetivo parecer.


Note-se que a oportunidade de emprego aqui anunciada é ao abrigo do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes e concretizar-se-á numa relação contratual com a nova entidade Fundação GIMM – Gulbenkian Institute for Molecular Medicine. 

Para mais informações sobre o GIMM e a fusão entre o IGC e o iMM visite: https://gimm.pt/. Se tiver alguma questão, contacte através do e-mail people@gimm.pt.


Fazer download da oferta de emprego em pdf


Lisboa, 7 de agosto de 2024